Qual o Tipo de Laje Ideal para seu Projeto - Melhores Dicas

Neste artigo iremos apresentar quais os tipos de lajes existentes mais utilizadas na construção, como laje pré-moldada, laje nervurada e laje maciça

Laje Pré-Moldada


A laje pré-moldada é o tipo de laje em que pelo menos uma parte dela é feita fora da obra e depois trazida para a obra para ser colocada no lugar que ela pertence.

Você pode contratar uma empresa para que faça a pré moldagem da laje e depois é só encaixa-la no local que você precisa dela. A lage mais comuns, que é até comercializada pelos depósitos de materiais de construção, é a laje pré-fabricada de tijolo cerâmico. A figura abaixo é um exemplo de laje pré-fabricada de tijolo cerâmico.

Na figura vemos que ela tem vigotas que podem ser treliçadas, como na da foto, depois de feita a montagem das vigotas é feita a colocação dos tijolos cerâmicos entre as vigotas. Geralmente se deixa um espaçamento de 42 cm entre as vigotas, espaço que é preenchido pelo tijolo cerâmico. O tijolo cerâmico não tem função estrutural, então são as vigotas é que vão segurar toda a carga e não os tijolos. O tijolo cerâmico é colocado ali apenas para que ele preencha o lugar do concreto para que a laje fique mais leve e também não tenha gasto desnecessário de concreto. Os tijolos cerâmicos da laje pré-moldada podem ser substituídos pelo EPS, o popularmente chamado isopor, como na figura abaixo.

Depois que é feito a montagem da laje pré-moldada, é feita uma capa de concreto para fazer o cobrimento e dar sustentação necessária para a laje

Laje Painel


Outro tipo de laje pre-moldada bastante comum, principalmente em prédios, é a chamada laje painel.

A laje painel não tem tijolo cerâmico ou EPS, a base dela já é toda de concreto e as tiras dela são encostadas uma na outra, conforme você pode ver na foto abaixo.

Em seguida é feita a capa de concreto para fazer o cobrimento da armação.

Na foto abaixo temos a parte de baixo de uma laje painel. A parte de baixo dela fica bastante lisinha se bem feita.

Laje Nervurada


A laje nervurada é utilizada para vencer grandes vãos. Na foto abaixo podemos observar que foi feito a fôrma da laje para posteriormente fazer a concretagem. Em cada vão forma-se uma espécie de viga. Nestes vãos se coloca uma armação que ficará dentro de cada viga e dará o sustento da laje.

Depois de montada a armação, realiza-se a concretagem. Abaixo temos uma foto de como fica a laje painel por baixo.

A laje nervurada é utilizada geralmente em estacionamentos ou onde você precisa vencer um vãos muito grandes sem ter pilares e vigas altas que prejudiquem o pé direito ou prejudiquem esteticamente o o ambiente.

A laje nervurada é pouco mais cara em relação as lajes convencionais maciças ou pré moldadas.

Laje Maciça


Você pode observar na foto abaixo que existe uma fôrma em madeira para que ocorra a concretagem. A fôrma deve ser nivelada e estar absolutamente alinhada de acordo com as indicações do projeto estrutural e se houver contra flecha já deve ter sido aplicada. Os espaçadores da ferragem devem garantir o cobrimento descrito no projeto estrutural.

Observa-se da figura que a laje maciça foi armada nas duas direções, como vemos nas ferragens cruzadas nas duas direções, tanto a ferragem positiva que fica na parte superior da laje quanto a negativa que fica mais na parte superior da laje.

Depois da estrutura pronta realiza-se a concretagem de 10, 12 até 15 cm a depender do projeto estrutural. Observa-se da foto acima que as vigas ainda não foram concretadas. Isto é comum e bastante importante, tanto parte econômica, de se utilizar concreto usinado de uma vez só, quanto na parte estrutural, por formar um melhor engastamento entre laje, viga e pilares.

Conclusão


Neste artigo apresentamos os principais tipos de laje que são opção de escolha para o desenvolvimento do seu projeto. Destacamos detalhes a se cuidar durante a execução e quais são as melhores práticas para balizar a escolha tanto no critério de custo quanto nos de boas práticas de projeto.

Bem-vindo ao Construir Sozinho, este lugar foi criado com o objetivo de te ensinar e ajudar a resolver desde problemas do dia-a-dia até soluções complexas de engenharia mecânica, elétrica, civil e hidráulica.