Na figura abaixo temos uma fôrma de vigamento que não tem nenhum tipo de contanto com o solo, assim chamamos as vigas.
Nesta outra figura temos uma cinta, onde todos os assentamentos estão em contato com o solo.
Em algum momento da sua carreira, você vai ouvir alguém falando que é uma cinta e quando for ver está acima das paredes. É muito comum, na alvenaria estrutural, não tem problema nenhum você falar que é uma cinta que está em cima da parede, é só uma maneira de chamar uma viga. Mas a forma técnica correta de designar o ligamento que não está em contato com o solo é VIGA, enquanto a CINTA são aquelas estruturas de ligamento que estão em contato com o solo.
Na segunda foto, também observamos que foi feita a fôrma da cinta diretamente no solo, justamente para evitar o gasto com as fôrmas de madeira. Isto não tem problema algum, desde que você faça com os espaçamentos corretos que é de 4 cm para que não haja contato da ferragem com o solo, o que causa corrosão, danificando a estrutura. Neste caso você pode usar aquele espaçador que você compra em qualquer loja de material de construção e coloca nas ferragens para que elas não invadam esse espaçamento, que é um espaçamento de norma. Não deve se esquecer também das esperas dos pilares antes da concretagem para que não haja problema de ancoragem.
Neste artigo apresentamos a diferença entre cintas e vigas. A nomenclatura técnica correta dada para estruturas de ligamento que não estão em contato com o solo é viga. Enquanto estruturas de ligamento que estão em contato direto com o solo são chamadas tecnicamente de cintas.
Aprenda mais sobre cintas e vigas nos detalhes de um projeto estrutural.
Bem-vindo ao Construir Sozinho, este lugar foi criado com o objetivo de te ensinar e ajudar a resolver desde problemas do dia-a-dia até soluções complexas de engenharia mecânica, elétrica, civil e hidráulica.