Como Fazer uma Fundação de Radier - Não Erre Mais

A fundação de laje radier nada mais é que uma laje grande e grossa de concreto que tem tipicamente 8-15cm de espessura no centro e é construída diretamente sobre o solo. As bordas da laje radier são mais grossas (podendo chegar a mais de 50cm, dependendo do seu projeto estrutural) para permitir resistência extra ao redor do perímetro. Muitas fundações utilizam cabos de pós-tensão, enquanto outras são reforçadas com barras de aço (vergalhões). Esses materiais são usados ​​para tornar a laje extremamente resistente e capaz de suportar o peso de sustentação da casa ou outra estrutura. A fundação radier geralmente é posicionada sobre uma camada de areia e pedrisco para melhorar as condições de drenagem e atuar como uma almofada.

A laje de concreto (radier) não tem vãos entre ela e o solo, portanto não é necessário aplicar contrapiso. Neste caso é possível aplicar a argamassa diretamente sobre o concentro da laje de radier para assentar o piso.

A fundação radier é deve ser construída em uma propriedade que foi nivelada e compactada, como deveria ser. É muito importante que o solo seja nivelado porque, do contrário, a fundação pode afundar ou assentar devido à compactação insuficiente do solo

Passo a Passo da Fundação de Radier


A fundação de radier segue os seguintes passos:

  • Topografia - Realizar as medições to terreno, o profissional irá piquetar todos os pontos do gabarito do seu terreno.

  • Corte ou Aterro - Depois de marcado o terreno deve-se deixar o espaço da obra o mais nivelado possível, lisinho, para que o radier seja executado com eficiência.

  • Compactação do Solo - É provável que da etapa anterior (corte ou aterro), por ter revirado a terra, fiquem partes fofas, então a compactação é necessária.

  • Fazer a forma do Radier - Essa forma deve estar no nível correto do radier para facilitar a concretagem.

  • Gabarito da Construção - Fazer gabarito do seu projeto de construção, passo necessário para deixar todos os níveis e alinhamentos perfeitos para não prejudicar a execução do radier.

  • Passar tubulação hidraulica e elétrica subterrânea - Diferente da fundação com sapata corrida, não é possível cortar a fundação de radier para passagem de tubos e eletrodutos. Portanto deve-se redobrar a atenção nesta etapa da obra.

  • Nivelamento fino - Colocar uma camada de brita para nivelar bem o fundo da forma para que o radier tenha nível uniforme.

  • Colocação da lona e ferragem - Coloca-se uma lona impermeabilizante e faz-se o espaçamento das ferragens de projeto (entre 4 a 5cm a depender do projeto estrutural). Não esquecer os espaçadores para que a ferragem não toque o fundo.

  • Concretagem - Por fim se faz a concretagem, com o cuidado de fazer o mais liso de possível para que não seja necessário outra camada de contrapiso para nivelar

Conclusão


Neste artigo vimos as etapas necessárias para execução da fundação de radier. Leia nossos outros artigos sobre fundação radier para ficar a par de todas as dicas e não errar na execução da sua obra.

Leia o artigo sobre vantagens e desvantagens da fundação radier e saiba tudo que precisa sobre este tipo de fundação.

Leia o artigo sobre o que é uma fundação de radier e não erre na sua obra

Bem-vindo ao Construir Sozinho, este lugar foi criado com o objetivo de te ensinar e ajudar a resolver desde problemas do dia-a-dia até soluções complexas de engenharia mecânica, elétrica, civil e hidráulica.