Top Vantagens e Desvantagens da Fundação Radier

A fundação radier nada mais é que uma laje grande e grossa de concreto que tem tipicamente 8-15cm de espessura no centro e é construída diretamente sobre o solo. As bordas da laje radier são mais grossas (podendo chegar a mais de 50cm, dependendo do seu projeto estrutural) para permitir resistência extra ao redor do perímetro. Muitas fundações utilizam cabos de pós-tensão, enquanto outras são reforçadas com barras de aço (vergalhões). Esses materiais são usados ​​para tornar a laje extremamente resistente e capaz de suportar o peso de sustentação da casa ou outra estrutura. A fundação radier geralmente é posicionada sobre uma camada de areia e brita para melhorar as condições de drenagem e atuar como uma almofada abaixo de uma cobertura de manta de impermeabilização, onde acima é posicionada as ferragens de sustentação.

Entenda abaixo quais são as vantagens e desvantagens da obra que utiliza fundação radier.

Leia também o artigo o que é uma fundação radier para não perder nenhuma informação.

Vantagens da Fundação Radier


  • Baixo custo em relação à sapata corrida.

  • Tempo de execução reduzido. Praticamente não se tem escavação como na fundação de sapata corrida. Então só há necessidade de se fazer uma boa regularização do terreno.

  • Redução de mão de obra. Com mencionado anteriormente, como a fundação radier é menos intensa em escavação, logo a mão de obra necessária para executar uma mesma área de fundação em radier é relativamente mais barata.

  • Indicado para terrenos argilosos, como mencionado no artigo "O que é Fundação de Radier", o peso da estrutura se distribui por toda a fundação, no caso da fundação de radier, portanto sendo mais indicada para terrenos argilosos, que tem menor resistência superficial.

  • Como o peso da estrutura se distribui em toda fundação é possível ter maior liberdade no design arquitetônico no posicionamento de pilares e colunas.

Desvantagens da Fundação Radier


  • Se as cargas atuantes sobre a fundação forem altas, existe a necessidade de aumentar o volume de concreto. A depender do volume de concreto necessário o uso deste tipo de fundação pode ser inviabilizado pelo custo em relação à sapata corrida.

  • Planejamento da parte hidráulica tem de ser realizado com cuidado, já que é embutido na fundação de radier antes da concretagem. Existe também a dificuldade de se fazer alterações na tubulação subterrânea no futuro.

  • O aumento do volume de concreto dificulta a execução da obra.

  • No concreto da fundação de radier podem ocorrer fissuras. O aparecimento de fissuras é maior quanto maior o volume de concreto, uma vez que quanto mais espesso o concreto, maior a dilatação por temperatura que pode facilitar ainda mais o aparecimento de fissuras. Não que na laje de radier de pouca espessura não apareçam fissuras, mas em uma camada relativamente maior o aparecimento de fissuras tem uma probabilidade muito maior, sendo necessário adotar aditivos ao concreto para aumentar sua impermeabilidade.

Conclusão


O uso da fundação de radier é melhor indicado para construções leves do tipo light steel frame, madeira, parede de preenchimento com isopor e outros, uma vez que são estruturas mais leves. No caso de uma construção em alvenaria, o mais indicado é que seja adotada a fundação radier caso a área da fundação à sapata corrida seja superior a 70% da área de cobertura da obra.

Bem-vindo ao Construir Sozinho, este lugar foi criado com o objetivo de te ensinar e ajudar a resolver desde problemas do dia-a-dia até soluções complexas de engenharia mecânica, elétrica, civil e hidráulica.