Aprenda aqui a diferença entre o bloco cerâmico e o bloco de concreto na hora de fazer uma parede da sua casa.
Existem várias maneiras de você fazer uma parede de uma casa e outras metodologias construtivas que você pode ler aqui no site, como light steel frame o painel monolítico EPS, os pré-moldados, tijolos ecológicos e etc. Porém aqui no brasil ainda os mais utilizados são os tijolos ou blocos cerâmicos e os blocos de concreto.
Começamendo pelo bloco cerâmico, o conhecido tijolo convencional, eles são fabricados de argila e são queimados no forno possuindo e furos perpendiculares asua face. Eles são sem dúvida os mais utilizados hoje na construção civil, possuem diversos tipos de tamanho, alguns com números diferentes de furos, e são usados especificamente para a vedação, ou seja, serve simplesmente para dar privacidade às paredes.
O bloco cerâmico não dá sustentação à sua casa, então você pode quebrar uma parede de bloco cerâmico, ou pode mudar uma parede de um lugar, abrir nichos e etc.
Mas, é bom lembrar, que existem modelos cerâmico que são estruturais. O modelo cerâmico estrutural tem um tamanho bem maior que o regular e não podem ser quebrados, pois podem influenciar na estrutura da sua casa. Um exemplo de bloco cerâmico estrutural está na figura abaixo
Existe uma grande diversidade de tamanho e tipos de blocos cerâmicos. Existem modelos mais finos que são usados em lajes pré-moldadas, modelos vazados que são utilizados na decoração em cobogó e até em jardins verticais.
Os blocos cerâmicos mais comumente comercializados são:
Bloco Cerâmico 8 Furos, Dimensões: L 11,5 x H 19 x C 24
Bloco Cerâmico 8 Furos Laminado, Dimensões: L 9 x H 19 x C 24
Bloco Cerâmico 8 Furos Quadrado, Dimensões: L 9 x H 19 x C 19 cm
Bloco Cerâmico 6 Furos Laminado, Dimensões: L 9 x H 14 x C 24 cm
Bloco Cerâmico 6 Furos 24 cm, Dimensões: L 9 x H 14 x C 24 cm
Bloco Cerâmico 6 Furos, Dimensões: L 9 x H 14 x C 19
Bloco Cerâmico 4 Furos, Dimensões: L 10 x H 10 x C 24 cm
Bloco Cerâmico Estrutural, Dimensões: L 14 x H 19 x C 29 cm
Bloco Cerâmico 21 Furos, Dimensões: L 11,5 x H 6,5 x C 24 cm
Bloco Cerâmico 2 Furos, Dimensões: L 11,5 x H 6,5 x C 24 cm
Canaleta P/ Tijolo 6 Furos Deitado, Dimensões: L 14 x H 14 x C 19 cm
Canaleta P/ Tijolo 6 Furos em Pé, Dimensões: L 9 x H 14 x C 19 cm
Canaleta Laminada, Dimensões: L 14 x H 19 x C 29 cm
Canaleta Laminada em “J”, Dimensões: L 14 x H 19 x C 29 cm
As vantagens do bloco cerâmico são:
Os blocos cerâmicos são mais baratos que os blocos de concreto
Possuem isolamento térmico ou calor maior do que os blocos de concreto
Absorvem menos água
São mais leves fáceis de transportar no canteiro e na sua logística de modo geral
Como desvantagem do bloco cerâmico temos:
São muito mais frágeis e quebram com muito mais facilidade comparado com o bloco de concreto
Devido sua fragilidade, o comum é adicionar uma sobra de 25 a 30% de blocos cerâmicos na hora de comprar para considerar as perdas
Fragilidade também acarreta no aumento de entulho que sua obra vai produzir e por consequência maior é o custo com mão de obra para o descarte
O bloco cerâmico também é menos plano que o bloco de concreto, então é necessário uma cobertura maior de reboco ou gesso para revestir a parede de forma regular
O isolamento acústico do bloco cerâmico também é inferior ao do bloco de concreto
Por ter um tamanho menor que o bloco de concreto acaba sendo necessário mais argamassa para assentar
O bloco de concreto é bem mais resistente e bem mais pesado do que o bloco cerâmico. A diferença entre o concreto que é usado nos blocos do que é usado na estrutura é que esses blocos de concreto levam britas que são menores e podem ser divididos em três tipos de categorias diferentes: o bloco estrutural, bloco de concreto de vedação e o bloco canaleta.
Utilizando o bloco estrutural, a alvenaria se torna a própria estrutura da casa não sendo necessário por exemplo utilizar vigas e pilares. Vale lembrar que com o bloco estrutural você não pode quebrar a parede, não pode mudar parede de lugar ou abrir nichos.
O bloco de concreto de vedação é como o nome já diz, aquele que tem a função apenas de vedar as paredes, assim como o tijolo cerâmico ele não tem função estrutural e precisa de vigas e pilares para sustentação da estrutura. Parede de blocos de concreto de vedação podem ser quebradas, cortadas para fazer nichos e etc. Este tipo de bloco é muito usado para fazer muros e vem com grandes furos passantes no bloco que servem para passar a sua tubulação sem ter que ficar quebrando a parede. Obviamente, sem um bom projeto das suas instalações não há como evitar quebra quebra. Então planeje bem para não ter retrabalho e maior custo com geração extra de entulho.
Os blocos de concreto de vedação são muito mais duros que o bloco cerâmico convencional, logo para cortar o bloco é necessário utilizar uma serra circular (makita).
O bloco que o tipo canaleta são iguais aos blocos de concreto estrutural, porém eles possuem um futuro muito mais largo e vazado que facilita a passagem de ferragens ou concreto. Eles são geralmente mais finos e são utilizados na amarração de obras e fundações e etc.
Os blocos de concreto possuem diversas variações nas suas dimensões e geralmente os mais finos são utilizados para paredes internas e os mais largos para paredes externas
Os blocos de concreto mais comumente comercializados são:
Bloco de Concreto Estrutural:
B29 (14x19x29 cm)
B14 (14x19x19)
B39 (39×19 cm) com largura de 14 ou 19cm
B19 (19×19 cm) com largura de 14 ou 19cm
B54 (54×19 cm) com largura de 14 ou 19cm
B34 (34x19x14 cm)
Bloco de Concreto de Vedação e Estrutural:
L9 x H19 x C39
L14 x H19 x C39
L9 x H19 x C19
L14 x H19 x C19
Bloco de Concreto Canaleta:
L9 x H19 x C39
L14 x H19 x C39
L9 x H19 x C19
L14 x H19 x C19
As vantagens do bloco de concreto são:
Eles são muito mais resistentes que os bloco cerâmicos
Desperdício por perda é muito menor
Tem mais regularidade no tamanho das peças
É mais plano, o que exige um reboco para regularizar a parede
É mais fácil de assentar, logo é mais econômico com mão de obra
Como as peças são maiores exige menos argamassa
Devido os furos nos blocos é mais fácil passar as tubulações
Gera menos entulho, logo mais economia
Isolamento acústico é melhor que o do bloco cerâmico (o oposto do bloco cerâmico)
Devido a regularidade dos blocos algumas pessoas optam por utilizar a parede com o bloco aparente, dando um estilo industrial muito bonito à obra e economizando em reboco
Como desvantagens do bloco de concreto temos:
Por serem mais pesados a logística de transporte das peças é dificultado dentro e fora do canteiro de obras
O bloco de concreto não é um bom isolante térmico (o oposto do bloco cerâmico)
Absorvem mais umidade, logo se for utilizar o bloco como parede externa elas vão precisar de um tratamento de selamento para que a umidade não atravesse o bloco e chegue até a face da parede dentro da casa
Dificuldades de furar os blocos de concreto
A construção com bloco estrutural impede a futura modificação da posição de paredes
Depois de ler todo o artigo você deve estar se perguntando, qual a conclusão.
Bom, analisando os dois existem vantagens e desvantagens de cada um e você deve analisar com cuidado para ver o que melhor se encaixa nos seus interesses.
Entretanto destaco alguns fatores que são externos às características dos dois tipos de blocos, mas que ainda podem influenciar sua decisão que são:
A qualidade da mão de obra que você tem disponível para trabalhar com cada bloco
A disponibilidade e preço dos blocos na sua região, que pode variar muito de uma região para outra
Vale lembrar que existem obras que empregam os dois modelos de bloco a depender das suas escolhas com engenheiro ou arquiteto.
Neste artigo apresentamos as características dos blocos de cerâmica e de concreto com uma comparação de suas vantagens e desvantagens. Concluímos que a escolha depende de particularidades como as de ponderar sobre as vantagens e desvantagens dos dois tipos de bloco e também em relação à disponibilidade de mão de obra e preços da sua região.
Bem-vindo ao Construir Sozinho, este lugar foi criado com o objetivo de te ensinar e ajudar a resolver desde problemas do dia-a-dia até soluções complexas de engenharia mecânica, elétrica, civil e hidráulica.