Top 11 Vantagens e Desvantagens de Colocar Forro de PVC na sua Obra

O forro de PVC (cloreto de polivinila) é amplamente usado como material de revestimento para tetos de edifícios residenciais e comerciais. O PVC é um material plástico leve e resistente, fabricado pela indústria química em vários designs, cores, tamanhos e comprimentos; cada painel tem um núcleo oco e uma superfície lisa e brilhante. Como os painéis são à prova d'água, eles funcionam como o melhor substituto para os tetos convencionais de fibra mineral e sancas de gesso, em áreas úmidas como varandas ou banheiros. Abaixo listamos as principais vantagens de se optar pelo forro de PVC

Vantagens do Forro de PVC


Durabilidade

As placas de forro de PVC são resistentes e muito duráveis. Eles podem durar anos sem empenar ou dobrar. Ao contrário do gesso, as placas de forro de PVC não são quebradiços e têm menor probabilidade de serem danificados durante o manuseio.

Longa vida útil

Devido à sua resistência e durabilidade, as coberturas de PVC normalmente têm uma longa vida útil. Um que esteja instalado corretamente e com algumas verificações de manutenção, você pode esperar que dure cerca de 20 anos.

Preço Acessível

É uma alternativa acessível ao forro convencional que pode ser até 50% mais em conta

Instalação Limpa

A instalação do forro de PVC é fácil, pois os painéis podem ser cortados e aparados sem dificuldade. Além disso, seu corte não gera poeira.

Leveza

As placas de PVC são um dos materiais mais leves usados para forro. É o material mais fácil de estocar, transportar, manusear e instalar na sua obra.

Fácil manutenção

A melhor parte desses painéis é que eles são fáceis de manter e não requerem nenhuma pintura, verniz ou revestimento especial para manutenção de rotina. O forro em PVC só precisa de uma limpeza rápida com um pano úmido ou produtos de limpeza domésticos de vez em quando para mantê-los com aparência de novos.

Cabe a nota aqui ao tomar cuidado com produtos muito abrasivos, pois podem tirar a primeira camada selante do forro de PVC, o que pode torna-lo no futuro mais suscetível ao escurecimento (amarelamento se sua peça for no PVC tradicional branco).

Resistente à umidade

O forro de PVC é à prova d'água e não absorvem água, portanto impedem acumulo de umidade não permitindo o crescimento e proliferação de mofo ou bolor. Cabo a menção de que o gesso, por outro lado, têm tendência a absorver umidade, por isso ficam amarelos ou ficam com manchas amareladas feias com a umidade. Por isto, gesso em área úmida não é uma boa ideia.

Material Reciclável

O PVC é um material reciclável, o que é uma contribuição importante para tornar as construção ambientalmente mais sustentáveis.

Desvantagens do Forro de PVC


Aparência de plástico

O forro de PVC interno e externo conferem uma aparência plástica ao local em que são usados. Além disso, as linhas de junção são visíveis entre cada painel, deixando aquela sensação de acabamento barato. Entretanto, cabe ressaltar que se escolhida placas bem acabadas e uma boa mão de obra na instalação, você pode se surpreender com os resultados.

Cuidados extras ao instalar iluminação ou fixar ventiladores de teto

Qualquer fixação de luminária mais pesada ou ventilador de teto devem ser feitos na estrutura do teto e não no forro de PVC. Até é possível fixar na placa de PVC, mas como o material é plástico, com o tempo e mudanças de temperatura, a placa pode começar a ceder e deixar seu forro com ondulações.

Baixa resistência ao calor

Como o PVC é um material plástico, ele pode ser danificados quando sujeito ao calor. Portanto, evite usar lâmpadas lâmpada incandescentes para qualquer luminária montada no teto e opte apenas por lâmpadas LED com eficiência energética.

Evite também a instalação de forros de PVC em locais sujeitos a temperatura mais elevada, como uma cozinha com o pé direito baixo, ou área de lazer próximo a uma churrasqueira. Nestes casos as placas do forro podem inevitavelmente, ao longo do tempo, envergar e ir perdendo o selante superficial, o que acarreta no seu escurecimento, ou amarelamento na peça branca padrão.

O PVC pode liberar gases tóxicos

O cloro é usado na fabricação do material PVC; alguns traços do gás de cloro é tóxico e podem ser liberados no ar enquanto o material é exposto a temperaturas mais elevadas. Além disso, o PVC é extremamente tóxico quando queimado, portanto, não use placas de forro de PVC em áreas, como cozinhas ou próximo de churrasqueiras, como já mencionamos anteriormente.

Conclusão


Neste artigo apresentamos as principais vantagens e desvantagens para a utilização do forro de PVC. Este acabamento é amplamente utilizado em construções que buscam otimizar o máximo possível os custos com material e mão de obra. O preço das placas de PVC e a mão de obra para a instalação chegam a ser 50% mais em conta que o método convencional de instalação de uma laje e sancas de gesso. Entretanto na parte estética o material deixa a deseja, assim como em parte na sua usabilidade, uma vez que o seu uso é vetado em cozinhas e ou áreas sujeitas a fumaça e aquecimento do forro.

Bem-vindo ao Construir Sozinho, este lugar foi criado com o objetivo de te ensinar e ajudar a resolver desde problemas do dia-a-dia até soluções complexas de engenharia mecânica, elétrica, civil e hidráulica.