Tijolo Ecológico é Melhor? O que é, Vantagens e Desvantagens

O tijolos ecológicos ou tijolo modular de solo cimento ele basicamente é compostos de uma mistura de água, cimento e solo. Estes elementos são unidos de forma homogênea e compactados com uma prensa que pode ser manual ou hidráulica, podendo receber até 6 toneladas de pressão para formar um tijolo.

O solo mais indicado com o melhor custo-benefício para fazer este tipo de tijolo é o solo arenoso que deve estar isento de resíduos minerais e orgânicos, como pedras, plantas, plástico, madeira e etc.

O tijolo ecológico é chamado desta forma por alguns motivos como:

  • O processo de fabricação do tijolo ecológico não tem qualquer tipo de queima, o tijolo não vai para um forno como no processo convencional. Por isto, não há queima de lenha, o que causa a emissão de gases poluentes para a atmosfera. Estima-se que para cada mil tijolos ecológicos de 7 a 12 árvores são poupadas

  • O tijolo ecológico não usa o barro vermelho, logo evita a degradação do meio ambiente causado pela exploração das jazidas de argila.

O assentamento do tijolo ecológico na obra é feita por encaixe, sem argamassa para fixar uma peça na outra, o que além de gerar economia, poupando recursos, acelera o processo de construção.

Tipos de Tijolo Ecológico


Os tijolos ecológicos são comercializados em diferentes medidas de comprimento e largura, entretanto, independente da medida, os formatos padrão são quatro: Tijolo Inteiros, Meio Tijolo, Tijolo Canaleta e Tijolo Maciço.

Sendo que o último é mais usado para fazer calçadas e piso.

Vantagens do Tijolo Ecológico na Construção


Os tijolos ecológicos para alvenaria possuem dois furos, quase como os blocos estruturais de concreto, que proporcionam grandes vantagens no processo construtivo como:

  • Receber concreto e ferragens, permitindo que a estrutura fique embutida na parede e distribuída por toda sua extensão. Desta forma, construções podem até mesmo não ter pilares nem vigas, sendo mais um ponto positivo para economia, reduzindo os custos com fôrmas de madeira e reduzindo consideravelmente o uso de concreto nas ferragens da construção.

  • A carga que a fundação recebe é mais leve, uma vez que o tijolo ecológico demanda muito menos concreto para armação e não precisa de pilares ou vigas. Portanto, é possível se optar por fundações para estruturas mais leves, como utilizado no light steel frame.

  • Facilitam muita a passagem de tubulações da parte elétrica e hidráulica.

  • A facilidade da passagem de tubulações evita a necessidade de quebra-quebra, o que gera muito menos entulho na obra, gerando economia.

  • Os furos podem promover um incrível isolamento acústico e térmico, uma vez que o tijolo ecológico é denso e os furos criam como se fossem bolsões de ar são soluções ótimas para evitar a propagação do som e reduzir a troca de calor com o ambiente externo

  • Os furos permitem a evaporação do ar, o que evita a formação de umidade nas paredes da construção.

  • A parede de tijolo ecológico depois de empilhada, toda encaixada, pode ficar daquele jeito mesmo. Basta passar um verniz ou até mesmo silicone e é o suficiente para ter um ambiente com estilo mais rústico

  • É possível fazer reparos tijolo a tijolo na parede de tijolo ecológico, basta desbastar a superfície que precisa ser reparada e substituir a face to tijolo por outra de um tijolo novo, colando com argamassa.

  • Reparos em tubulações também são bem fáceis. Caso um cano precise ser reparado, dá para quebrar apenas o tijolo que esconde o defeito e remove-lo, sem prejudicar a estrutura, então, após feito o reparo pode-se serrar o tijolo ao meio e coloca-lo, fazendo um sanduíche da tubulação nova.

  • A durabilidade do tijolo ecológico é muito superior ao do tijolo convencional. O tijolo ecológico quebra muito menos que o tijolo convencional, logo em uma obra você não precisará comprar os tradicionais 30% a mais que são esperados de perda no tijolo convencional.

Desvantagens do Tijolo Ecológico na Construção


Os tijolos ecológicos tem algumas desvantagens que são tradicionais para qualquer tipo de material fora do tradicional no pais.

  • Instalação precisa de uma mão de obra qualificada. A construção com tijolo ecológico é realmente mais fácil, mas tem algumas nuances que não é qualquer um que já tenha visto. É preciso desde o projeto estrutural já estar definido nas pranchas a disposição dos tijolos, existe técnica para fazer o assentamento, fora que a depender da forma que o tijolo é assentado reflete diretamente no visual da arquitetura, uma vez que ele pode ser utilizado como acabamento.

  • Restrição em reformar. Não é tão simples abrir uma parede e colocar uma janela na construção de tijolo ecológico, quando comparado na construção com tijolo tradicional. Existem técnicas e cuidados especiais que se deve tomar ao remover parte da estrutura, uma vez que toda ela é responsável pela estabilidade da construção.

  • Fixar algo pesado na alvenaria pode ser um desafio. Como mencionado anteriormente o concreto só é aplicado no furo dos tijolos ecológicos que recebem armação, logo a fixação de algo pesado nos tijolos que não tem núcleo de concreto pode ser uma fragilidade que não permita segurar o peso de, como por exemplos, armários planejados. Isto não é nada que não possa ser corrigido com facilidade, mas é uma desvantagem por não ser uma solução tão simples.

  • A espessura do tijolo ecológico, na maioria dos formatos comercializados, tem uma espessura de 4 a 5 cm maior que o tijolo tradicional, o que reduz o tamanho útil da construção.

  • O tijolo ecológico absorve mais umidade, ainda mais se for utilizado sem revestimento ou pintura, por isto é necessário redobrar cuidados com impermeabilização regularmente.

  • Dificuldade em encontrar material na sua região. Assim como existe a escassez da mão de obra que domine a construção com o tijolo ecológico, encontrar o material, a depender da sua região, pode ser tão o mais difícil que encontrar o profissional que saiba utiliza-lo.

Qual o melhor? Tijolo Convencional ou Tijolo Ecológico


Depende. Recomendo que leia com cuidado as vantagens e desvantagens e faça a cotação de volume similar de tijolo nas duas opções. Pondere sobre o preço da mão de obra e somente contrate algum profissional que realmente já tenha trabalhado com este tipo de material. Somente desta forma vai ser possível concluir se na sua região a aplicação é sequer factível de ser executada.

Recomendo que assista este vídeo que tem uma explicação muito boa e detalhada sobre como se dá a construção com tijolo ecológico, eles também comercializam o tijolo e oferecem mão de obra, mas somente na região sul do país.

Conclusão


Neste artigo apresentamos os detalhes característicos da fabricação do tijolo ecológico. As vantagens e desvantagens foram todas feitas da comparação da construção com tijolo ecológico x construção com tijolo convencional, sendo que a melhor escolha vai depender muito da sua região, especialmente se consegue comprar o tijolo ecológico na sua região e o frete não é tão caro e se existe mão de obra qualificada para executar o trabalho.

Bem-vindo ao Construir Sozinho, este lugar foi criado com o objetivo de te ensinar e ajudar a resolver desde problemas do dia-a-dia até soluções complexas de engenharia mecânica, elétrica, civil e hidráulica.