A parede de tijolo aparente tem um desgaste natural mais acentuado que a parede de alvenaria usual. A falta de aplicação de tinta pode levar as pessoas a imaginar que não há necessidade de aplicação de qualquer cobertura nos tijolos, entretanto é necessário o correto selamento e impermeabilização para que sua aparência estética dure.
Com o passar dos anos é comum irmos abrindo furos aqui e ali nas paredes para pendurar alguma coisa, passar um duto de ar-condicionado e etc. O reparo destes furos é trivial na parede de alvenaria convencional, basta um pouco de massa corrida, lixa e tinta e está pronto. Na parede de tijolo aparente o processo poderia ser o mesmo, mas para manter a estética existe uma dica. Acompanhe abaixo para saber como.
O primeiro passo é fazer a limpeza do local onde se encontra o furo ou buraco que deseja reparar. Use uma ferramenta para tentar remover qualquer sujeira que se encontre dentro.
Sele o buraco. Não se preocupe com a cor do selante, vamos acertar a parte estética no próximo passo. Procure comprar um bom selante em bisnaga e preencha o buraco até a face do tijolo.
Aqui está a dica: pegue um tijolo e esfarele ele com uma lixa, um pouquinho já basta
Aplique o pó do tijolo sobre o selante em abundância.
Após secar se ficar alguma irregularidade acerte na lixa
A princípio o reparo pode parecer bem destacado quando comparado com o resto da parede, mas com o tempo o desgaste desta região vai se nivelando com o arredor ficando imperceptível.
Bem-vindo ao Construir Sozinho, este lugar foi criado com o objetivo de te ensinar e ajudar a resolver desde problemas do dia-a-dia até soluções complexas de engenharia mecânica, elétrica, civil e hidráulica.