O que é Sondagem de Solo para Construção - Melhores Práticas

As fundações são elementos estruturais capazes de transmitir as cargas da estrutura para o solo, então as suas lajes vão transmitir as cargas para as vigas, as vigas vão transmitir as cargas para os pilares que, por sua vez, vão transmitir as cargas descendo pelos pavimentos até chegar ao solo. Chegando lá, a responsabilidade de transmitir as cargas para o solo fica por conta da fundação.

As fundações devem ter resistência adequadas para suportar as tensões dos esforços solicitantes e o solo deve ter resistência e rigidez suficientes para não provocar rupturas e nem de deformações exageradas ou diferenciais. Sendo assim para que você escolha melhor fundação e também faço o dimensionamento dela é necessário que você tenha o conhecimento das cargas solicitantes da sua edificação, o solo com que você está lidando naquela região em que a edificação vai ser construída e também quais são os elementos de fundação que você vai querer aplicar.

A escolha da fundação, se vai ser rasa ou profunda vai depender de uma série de fatores, inclusive da disponibilidade técnica na região em que a edificação será construída. O interessante é que, se você dimensionar bem sua fundação o custo total dela será de 3 a 10% da obra, mas se você dimensionar essa fundação de forma errada este custo pode subir em até 10 vezes. Então, para ter a certeza de não cometer nenhum erro, o passo inicial da sua construção é a sondagem do solo.

Qual a Importância da Sondagem na Construção


O projeto da fundação começa sempre pela sondagem a sondagem do solo.

A sondagem à percussão (SPT), também chamada de simples reconhecimento, é a mais tradicional forma de reconhecimento do solo.

A ideia é bastante simples, você tem um amostrador que é cravado no solo através de golpes, assim você vai ter a resistência que o solo tem e também o amostrador, como o próprio nome diz, vai trazer amostras do solo, logo pode-se determinar que tipo de solo é aquele.

A sondagem SPT tem esse nome do inglês Standard Penetration Test, ou seja teste de penetração padrão, esse teste é bastante importante porque ele vai te dar as seguintes informações:

  • Resistência do solo

  • Características de composição do solo

  • Nível do lençol freático

  • Carga que será suportada por aquele solo

Sem estas informações sua fundação poderá ser super dimensionada e você gastará mais. Ou pior ainda, subdimensionar a fundação, o que no futuro poderá custar ainda mais caro. Então, nunca deixa de fazer a sondagem.

Como é Feita a Sondagem SPT do Solo


O passo a passo para realização da sondagem SPT são os seguintes:

Marcação dos Furos da Sondagem

O primeiro passo de uma sondagem são as marcações dos furos.

No diagrama acima vemos a marcação das estacas que geralmente é feita por um topógrafo. O topógrafo vai até o lote, faz a marcação dos furos que são travados nas duas direções. No diagrama os furos são representados por SP01 e SP02 que podem ser localizadas pela equipe de sondagem pelas linhas de cota do diagrama. O usual é que o topógrafo coloque um piquete na marcação do furo, então fica bem mais fácil a localização.

A quantidade de furos de um projeto de sondagem é determinada pela ABNT NBR 8038 e depende fundamentalmente da área da edificação e do tipo de projeto arquitetônico

Execução da Sondagem à Percussão (SPT)

O processo de sondagem em si não tem nada de complicado. Na verdade é bastante simples.

Uma vez com a posse do projeto de sondagem, a equipe de execução vai até o local, localiza os piquetes que o topógrafo colocou e faz a montagem dos equipamentos que consistem de um tripé que sustenta um peso e haste com amostrador.

Como vemos na figura, na haste é marcada 3 segmentos de 15 cm e o peso tem exatos 65 kg para estar dentro da norma.

Os passos para execução do teste são os seguintes:

  • O técnico de sondagem realiza perfuração com trado em espiral até encontrar água ou material resistente

  • O técnico de sondagem vai erguer o peso exatos 75 cm, como prescrito na norma

  • Deixar o peso cair livremente sobre a haste

  • O peso vai ser batido na haste e anotado os seguintes resultados: quantos golpes foram necessários para cravar os primeiros 30 cm e quantos golpes foram necessários para cravas os últimos 30 cm

O que interessa para fundação são os últimos 30 cm, que é o que vai determinar a resistência do solo.

Na ponta da haste vai um amostrador como na figura acima. O amostrador fica responsável por coletar a amostra da penetração do solo que será embalada hermeticamente e enviada para laboratório para análise.

Competência da Sondagem do Solo da Construção


A competência não é do engenheiro de estruturas e nem do engenheiro de fundações.

É preciso contratar uma empresa especializada em sondagem para fazer toda essa análise de forma correta. Caso tenha interesse, a norma que regulamenta esta atividade é a ABNT NBR 6484.

Caso você seja projetista de fundação ou engenheiro de fundação nunca dimensione uma fundação sem sondagem. Todos os seus clientes vão querer economizar e acham até desnecessária que seja feita uma sondagem para a fundação, mas lembre que você é o responsável pela edificação e pelo bem estar dela. O dimensionamento incorreto, sem os dados necessários, pode causar o colapso da edificação.

Como é um Relatório de Sondagem


O relatório de sondagem é bastante padronizado, as informações são sempre as mesmas, o que vai mudar é a disposição delas que vai variar de empresa para empresa.

No recorte acima temos nosso primeiro relatório de sondagem SPT.

No cabeçalho temos as informações da empresa que prestou o serviço, nome do cliente, endereço da obra, cota de altura em relação ao nível do mar e a qual estaca aquele relatório faz referência (SP01, por exemplo). Também é muito importante a data que foi feita a sondagem, porque o nível do lençol freático pode variar bastante com os meses do ano em cada cidade.

Na tabela abaixo começamos ter as informações técnicas dos dados anotados da execução da sondagem, como vimos na seção anterior. Temos as profundidades que estão aqui na coluna mais à esquerda por metro. As marcações inicial 1 e 2 e SPT 2 e 3, fazem referência às marcações dos primeiros e últimos 30 cm da haste. Na terceira coluna vão estar anotações caso seja encontrada água. Nas colunas 4 e 5 estão a ilustração e descrição do tipo do solo. Na última coluna temos o gráfico da penetração da sondagem em relação a quantidade de golpes anotada durante a execução dos trabalhos, sendo que a cor azul são os golpes iniciais e em vermelho os golpes iniciais (primeiros e últimos 30 cm de haste respectivamente).

Conclusão


Neste artigo explicamos a necessidade de se executar a sondagem antes da execução de qualquer construção. Vimos que a principal técnica de sondagem utilizada atualmente é a SPT e também vimos como ela é executada. Além disso, apontamos a necessidade deste trabalho ser executado por empresa especializada na atividade de sondagem.

Continue lendo sobre projetos, construção e fundação no nosso site.

Bem-vindo ao Construir Sozinho, este lugar foi criado com o objetivo de te ensinar e ajudar a resolver desde problemas do dia-a-dia até soluções complexas de engenharia mecânica, elétrica, civil e hidráulica.