Pilar Redondo ou Quadrado? Veja Qual a Melhor Escolha

Para ficar mais claro qual a melhor seção de pilar, precisamos definir alguns conceitos. A engenharia não trabalha com o termo melhor de forma absoluta, é muito mais convencional utilizar o termo eficiência. Quando se fala de eficiência consideramos variáveis como, por exemplo, a durabilidade, economia e praticidade de execução. Estas e outras variáveis são importantes para ponderar sobre a eficiência da escolha da seção do pilar.

Na maioria dos casos a escolha pelo pilar redondo é quase sempre a mais eficiente, porém não costuma ser a mais prática. Por este motivo leia até o final para entender os benefícios de limitações na escolha do pilar.

Comparação entre Pilar Redondo e Pilar Retangular


Leia abaixo os principais destaques para ponderar na escolha entre o pilar redondo e pilar retangular.

  • Não é fácil ou prático embutir um pilar redondo em uma alvenaria de forma que ele fique discreto tal como é com o pilar retangular.

  • A fôrma da execução do pilar redondo é muito mais difícil de se armar que a do pilar retangular. Entretanto, faço uma ressalva aqui que recentemente vi alguns produtos da Tubominas (mesma foto da capa do artigo) que são fôrmas em papelão para pilares que acredito que no futuro este não será um problema, podendo ser até mais barata a fôrma do pilar redondo, contudo ainda em 2020 não é o caso.

  • Encabeçamento de pilares redondos é mais difícil que no pilar retangular. O encabeçamento do pilar é o ponto que o pilar faz contato com as vigas. Como o pilar é redondo e sua fôrma não é reta fica difícil encaixar vigas. Enquanto que no pilar retangular o encaixa é quase natural.

  • O pilar redondo é o mais indicado para locais em que ficarão expostos ao tráfego de pessoas ou máquinas. O pilar por ser cilíndrico é mais resistente a movimentos de torção que o pilar retangular. Por exemplo, os pilares de pontes suspensas são mais eficientes se redondos, pois a colisão de uma embarcação em uma quina de um pilar retangular seria muito mais grave que a mesma colisão em um pilar redondo para pilares projetados para sustentar a mesma carga. O mesmo é visto nos pilares de garagens.

  • O estribo circular dentro do pilar redondo, por não ter ângulos retos, é até 50% mais eficiente na armadura que os estribos no pilar retangular. Vale lembrar que para não subutilizar o concreto do pilar de seção circular deve-se faze-lo com no mínimo 6 barras longitudinais.

Conclusão


Neste artigo apresentamos as vantagens e desvantagens de se utilizar um pilar redondo ou retangular na sua obra. Destacamos que o pilar redondo é mais eficiente em termos, uma vez que sua execução é mais complexa que a do pilar retangular, o que reduz seu custo benefício.

Continue lendo mais sobre construção aqui no nosso site!

Bem-vindo ao Construir Sozinho, este lugar foi criado com o objetivo de te ensinar e ajudar a resolver desde problemas do dia-a-dia até soluções complexas de engenharia mecânica, elétrica, civil e hidráulica.