Como Construir com Light Steel Frame - O Importante

No Brasil, a construção industrializada caminha a passos lentos, porém, é possível identificar mudanças positivas neste setor. A construção civil nacional ainda é predominantemente artesanal, o que acaba por acarretar em diversos erros de execução, atrasos, desperdícios e riscos relacionados à segurança dos trabalhadores e dos usuários. No mundo, diversos países investem em sistemas mais eficazes e ágeis, visando atender a uma demanda crescente e promover melhorias nas novas tecnologias aplicadas.

Porém, muitas dificuldades ainda são encontradas neste setor devido, principalmente, à carência de mão de obra especializada e qualificada para esse novo mercado, assim como a falta de normas e padronizações que colaborariam para incentivar o aumento da aplicação desses tipos de sistemas.

Construindo com Light Steel Frame (LSF) no Brasil


Além das vantagens relacionadas diretamente com a execução das obras, os sistemas construtivos industrializados destacam-se em questões que envolvem sustentabilidade ambiental, visto que possibilitam enquadrar-se em estratégias mais racionais e econômicas, diminuindo o consumo de insumos e energia, bem como utilizar materiais recicláveis, causando menor impacto ambiental diante dos sinais de possível escassez de recursos naturais.

Na primeira metade do século XIX, sistemas construtivos autoportantes, executados a partir de elementos leves, com uso de montantes em madeiras e vedação com placas finas, surgiram em países como o Canadá e os Estados Unidos, sendo denominado como Light Wood Framing (LWF). O uso deste sistema construtivo foi amplamente difundido devido à necessidade de novas edificações junto ao crescimento das cidades. Posteriormente, outros sistemas similares passaram a surgir apresentando novas tecnologias, como é o caso do sistema Light Steel Framing (LSF), estruturado em perfis de aço formados a frio.

O Light Steel frame foi trazido para o Brasil no final da década de 90, por profissionais que conheceram este sistema em países do exterior, como os EUA, França, Canadá, Japão e Austrália, sendo utilizado em edificações comerciais, industriais e residenciais. Este sistema é amplamente empregado nestes países citados há várias décadas, sendo denominado por diferentes nomes, de acordo com o local onde está introduzido, podendo ser Light Steel Frame Housing, em países da Europa, Cold Formed Steel Sections, na Inglaterra, Lightweight Steel Frame, no Canadá, Light Gauge Steel Frame nos EUA, entre outros.

Em 2010, o Ministério das Cidades reconheceu o sistema de construção LSF como uma tecnologia inovadora, incentivando seu aplicação no brasil, passando o Sistema Nacional de Avaliação Técnica (SINAT) a denominar o Light Steel Frame como um sistema com fechamento por chapas finas, estruturado em perfis leves de aço conformados à frio.

Características da Construção em Light Steel Frame (LSF)


A construção em LSF é composta por painéis tanto estruturais quanto não-estruturais, utilizando os perfis de aço em toda a estrutura, desde os painéis até vigas de piso, vigas secundárias, componentes de cobertura, entre outros.

Fundação da Construção em Light Steel Frame

O sistema LSF possui fundação comum nivelada e é estruturado com perfis de aço conformado a frio parafusados entre si (sapata corrida ou laje Radier). Os revestimentos externos e internos podem ser feitos a partir de diferentes materiais e elementos construtivos, sendo os mais usuais: placas cimentícias, placas de madeira OSB, réguas de PVC, gesso acartonado (drywall), entre outras, podendo receber revestimentos cerâmicos convencionais.

Paredes da Edificação em Light Steel Frame

O sistema Light Steel Frame pode ser entendido, então, como um sistema estrutural em aço composto por diferentes elementos individuais que são ligados entre si, formado por diferentes elementos e subsistemas, originando um conjunto capaz de dar forma à estrutura e resistir às cargas.

As paredes de edificações em LSF são compostas por painéis estruturais determinados por cálculos estruturais, e que promovem a modulação do projeto, otimizando a mão de obra requerida e os custos necessários, além de padronizar os elementos que compõem toda a estrutura, os fechamentos e o revestimento final.

Piso da Construção em Light Steel Frame

O piso também parte dos mesmos princípios utilizados para a produção dos painéis, aplicando os perfis de aço e obedecendo à mesma modulação, sendo o apoio dos materiais que constituem o contrapiso. Devido à versatilidade do LSF, as coberturas podem ser projetadas e executadas em diferentes tipologias e estilos, sendo semelhante às tradicionais coberturas em madeira, porém, executadas com perfis metálicos, sendo possível receber o fechamento com telhas de diferentes tipos de materiais.

Como já foi dito anteriormente, a estrutura de Light Steel Framing é caracterizada por ser uma estrutura muito leve quando comparada com outros sistemas convencionais, exigindo muito menos da fundação. A escolha do tipo de fundação vai depender das características e propriedades do solo e do local onde a estrutura for inserida. Os tipo de fundação mais comuns e utilizados do tipo e sapata corrida e laje Radier.

Telhado da Construção em Light Steel Frame

O telhado pode também ser de Light Steel Frame com fixação dos elementos de cobertura que podem ser os mais variados tipos de telha cerâmica, concentro, metálica, fibrocimento ou telha asfáltica.

Isolamento Térmico e Acústico do Light Steel Frame

Este sistema construtivo pode ser considerado flexível, sendo facilmente modificado em reformas e ampliações, além de ser possível utilizar diferentes tipos de materiais para vedação e isolamento, de acordo com as necessidades de cada ambiente. Os materiais utilizados neste sistema devem garantir proteção termo acústica, além de prevenir a propagação de fogo e diminuir os gastos energéticos das edificações.

Peso da Construção em Light Steel Frame

O peso próprio das estruturas em LSF é menor quando comparado com obras tradicionais, visto que a estrutura e os materiais utilizados são leves, promovendo maior versatilidade em projetos, além de reduzir o tempo dispensado com a execução, aumentando o controle de qualidade e diminuindo desgastes ocasionados por intempéries e agentes biológicos.

Vantagens da Construção em Light Steel Frame

Construções estruturadas em LSF apresentam muitas vantagens devido às características do aço como material construtivo, o que atrai cada vez mais construtores e consumidores. A estrutura em aço galvanizado pode ser utilizada para a execução de uma simples residência, de um único pavimento, como também ser aplicada em um edifício complexo de vários pavimentos. Esse material também apresenta grande resistência a ataques bióticos e ações de intempéries, além de apresentar grande flexibilidade na elaboração e execução dos projetos. As estruturas em aço, além da versatilidade já discutida, são fáceis de manusear e montar, além de serem recicláveis e possibilitarem a fácil instalação de tubulações, fios elétricos e outras utilidades.

Ferramentas Necessárias na Construção em Light Steel Frame

O corte e a fixação da estrutura em aço exigem ferramentas específicas e que são diferentes das utilizadas em madeira e outros materiais, por isso a importância de um bom projeto, uma boa fabricação e uma mão de obra especializada capaz de manipular e realizar cada etapa da construção de forma correta e eficaz.

Normas Ténicas para Construção em Light Steel Frame


Como mencionamos anteriormente ainda não existe normas ténicas da Associação Brasileira de Normas Ténicas (ABNT) específicas sobre a construção utilizando o Light Steel Frame.

Entretanto, projetos estruturais que utilizam esta técnica devem se balizar por normas mais abrangentes e seguir as diretrizes do SINAT, já que esta "inovação" ainda não está normatizada.

  • ABNT NBR 6355/12 - Padronização de procedimentos com perfis estruturais de aço a frio, com seção transversal aberta

  • ABNT NBR 14715/10 - Requisitos para as chapas de gesso acartonadas, destinadas à execução de paredes, forros e revestimentos internos nas obras com steel frame

  • ABNT NBR 14762/10 - Descreve os requisitos básicos que devem ser respeitados no que se refere ao dimensionamento, em temperatura ambiente, de estruturas de aço formadas a frio, constituídas por chapas ou tiras de aço-carbono ou aço de baixa liga, conectadas por parafusos ou soldas, empregadas na base estrutural de edifícios.

  • ABNT NBR 15217/18 - Estabelece os requisitos e os métodos de ensaio para os perfilados de aço utilizados nos sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall, destinados a montagens de paredes, forros e revestimentos internos não estruturais

  • ABNT NBR 15253/14 - Orienta os processos que envolvem perfis de aço formados a frio, com revestimento metálico, para painéis reticulados em edificações.

  • ABNT NBR 15498/16 - determina os requisitos e os métodos de ensaio, assim como as condições de recepção das placas de fibrocimento reforçadas com fibras, fios, filamentos ou telas, com exceção de fibras de amianto.

  • SINAT - Diretrizes para Avaliação Técnica de Produtos N°003 revisão 2 de 2016 - Diretriz para avaliação técnica de sistemas construtivos estruturados em perfis leves de aço zincado conformados a frio, com fechamentos em chapas delgadas (sistemas leves tipo "Light Steel Framing")

Opinião de Quem Construiu em Light Steel Frame


Segundo o estudo de Campos e Souza (2010), em que os autores analisaram a pós ocupação de edificações em Light Steel Frame e coletaram opiniões dos usuários, destacaram como sendo os motivos mais relevantes apontados pelos entrevistados: a agilidade de execução, o fato de o sistema causar menor impacto ambiental e a limpeza da obra. Além desses principais motivos, os usuários destacaram outras qualidades do uso do sistema construtivo LSF como, por exemplo, a aparência final das edificações, a qualidade de execução e o menor custo total. Os autores deste estudo concluíram que é satisfatório o contentamento dos usuários com as particularidades das edificações, mostrando, na grande maioria, estarem satisfeitos com o sistema construtivo empregado.

Conclusão


Light Steel Frame é uma técnica ainda pouco utilizada na construção no Brasil, embora sua execução seja mais rápida, gere menos entulho e o custo em material seja reduzido, ainda é difícil encontrar mão de obra especializada para elaboração de projeto estrutural e execução da construção.

Leia também as principais técnicas de construção com light steel frame.

Bem-vindo ao Construir Sozinho, este lugar foi criado com o objetivo de te ensinar e ajudar a resolver desde problemas do dia-a-dia até soluções complexas de engenharia mecânica, elétrica, civil e hidráulica.