O que é e Como Fazer os Blocos de Coroamento

Quando se faz o projeto estrutural de uma edificação, ele começa sempre pelo nível mais alto da edificação. A partir deste ponto, as cargas são transmitidas da seguinte forma: as lajes transmitem as cargas para as vigas, as vigas vão transmitir as cargas para os pilares e essas cargas vão descendo de nível e sendo acumuladas em cada nível. Logo, o nível de baixo recebe não só a carga pertinente aquele nível, mas soma da carga dos níveis superiores.

As cargas acumuladas pelos pilares até a fundação não podem ser aplicadas diretamente sobre o solo. Portanto, temos de colocar um bloco de coroamento logo no topo da estaca para que os pilares consigam transmitir de forma eficiente as cargas solicitantes para a fundação.

O que o bloco de coroamento faz é simplesmente transferir as cargas solicitantes dos pilares para a fundação.

Tipos de Blocos de Coroamento


Existem diferentes tipos de bloco de coroamento. Apresentamos abaixo os mais comumente encontrados.

O primeiro que vimos na foto de capa é o de apenas uma estaca e tem essa forma meio de cubo. A armação desse bloco é feito como se fosse uma gaiola, então ela é calculada segundo os esforços solicitantes dos pilares e também para que a ponta da estaca não se quebre com os momentos.

O bloco com duas estacas ele tem uma forma um pouco mais retangular. Para três estacas temos um bloco um pouco mais triangular. Quando temos de quatro estacas ou mais utilizamos um bloco um pouco mais quadrado, nada impede de usar um bloco retangular mas geralmente é um bloco um pouco mais quadrado que pode ter até 40 estacas a depender do projeto estrutural.

Como Fazer o Bloco de Coroamento


Na foto de capa vemos na obra como é feito. No bloco da esquerda temos um bloco um pouco mais simples que já foi feita a escavação diretamente no solo para que o bloco não utilizasse a forma de madeira. Então é feita a gaiola de armação de ferro e colocado dentro da fôrma escavada no solo. Pode se observar que a estaca não foi concretada ainda, o processo de concretagem da estaca e blocos pode ou não ocorrer simultaneamente, mas por uma questão de logística se faz o dois em conjunto.

Lembrando que a estaca entra 10 cm no bloco e tem de deixar a espera da ferragem da estaca dentro do bloco. Esta espera foi calculada no projeto estrutural e tem de ser respeitada.

No bloco da direita, temos um bloco triângular de 3 estacas. É possível observar em ambos os blocos que já foi deixado a espera do pilar, o que não pode ser esquecido.

Lembre de não esquecer de deixar a espera do pilar no bloco de coroamento. Caso você esqueça a espera do pilar ficará muito mais difícil de você fazer a ancoragem dos pilares de forma eficiente, depois do bloco concretado. Caso aconteça, você terá que usar aí alguns artifícios de furação e produtos químicos, como o secador para que você consiga fazer a ancoragem.

Conclusão


Neste artigos apresentamos o que é e como se fazer um bloco de coroamento, destacando os principais detalhes que não devem ser deixados de lado quando da execução do projeto estrutural.

Bem-vindo ao Construir Sozinho, este lugar foi criado com o objetivo de te ensinar e ajudar a resolver desde problemas do dia-a-dia até soluções complexas de engenharia mecânica, elétrica, civil e hidráulica.